sábado, 21 de maio de 2011

Lampedusa: a ponte África-Europa


            A pequena ilha de Lampedusa, com 5 mil habitantes, no mar Mediterrâneo, têm servido de ponte para que refugiados  norte-africanos alcancem o continente europeu, fugindo da crise por que passam países como a Líbia, de Kadhaffi. Para se ter ideia do tamanho do fluxo migratório – que o primeiro-ministro italiano chamou de “tsunami humano” – basta notar as seguintes cifras: desde o início das revoluções, 2 mil africanos chegaram à Lampedusa, e as expectativas são de que 50 mil refugiados cheguem ao continente pelo mar Mediterrâneo (boa parte por Lampedusa, considerando a pequena distância da África). Isso significa que o número de imigrantes aproxima-se cada vez mais do número de habitantes da ilha. “É uma nação inteira querendo escapar da Tunísia [e de outros países africanos, como Líbia, Egito, etc., por extensão], chegar à Itália e ir para outros países”, diz Bernardino Rubeis, prefeito de Lampedusa.
Imagem retirada do sítio <http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-12461866>
            O destino desses imigrantes, frequentemente, como afirma Rubeis, são outros países da União Europeia, o que coloca em xeque o Acordo de Schengen (que permite a livre circulação de pessoas na UE) e cria impasses diplomáticos como o que ocorre entre França e Itália, devido ao deslocamento dessa massa de africanos rumo ao território francês.  Devido a essas complicações, medidas foram tomadas para conter o fluxo de refugiados, dentre as quais uma melhor fiscalização das águas que separam os continentes com o apoio da guarda costeira francesa e italiana e da OTAN.
           Ontem (dia 09/05), a OTAN foi questionada pelas organizações defensoras dos direitos dos refugiados por não atender a um pedido de socorro de uma embarcação proveniente da Líbia com destino a Lampedusa, que sofreu avarias e afundou, resultando na morte de 61 imigrantes africanos.

Referências

ITÁLIA espera 50 mil refugiados africanos provenientes da Líbia. Disponível em: <http://www.ionline.pt/conteudo/122109-italia-espera-50-mil-refugiados-africanos-provenientes-da-libia>. Acesso em: 10 maio 2011.

IMIGRANTES morrem no Mediterrâneo após Otan rejeitar socorro. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mundo/913120-imigrantes-morrem-no-mediterraneo-apos-otan-rejeitar-socorro-diz-jornal.shtml>. Acesso em: 10 maio 2011.

TUNISIA migrants: Italy puts Europe on alert. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-12461866>. Acesso em: 10 maio 2011.

FRANCE and Italy push for reform of Schengen treaty.
Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-13189682>. Acesso em: 10 maio 2011.

BERLUSCONI: 'Human tsunami' arriving in Lampedusa.
Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-13027272>. Acesso em: 10 maio 2011.

Subtema: "Mar Mediterrâneo: fluxos migratórios, econômicos e culturais"
Integrantes: José Haroldo Marsola Júnior / Marcos Vinícius Favero / Romeu Bonk Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário