quarta-feira, 15 de junho de 2011

A BATALHA PELO ÁRTICO – MILITARIZAÇÃO E TENSÃO INTERNACIONAL


            O interesse sobre o Ártico foi definitivamente integrado à agenda internacional. A região não só pode garantir vantagem estratégica de segurança nacional, mas, principalmente, representa um grande potencial econômico devido à reserva de petróleo e gás que contém. Segundo dados da Wood Mackenzie, divulgados em reportagem da Superinteressante, o Ártico possui cerca de 400 bilhões de barris de petróleo, um dado certamente atrativo em meio a um cenário de demanda energética mundial crescente.
            As tentativas de garantir direitos de exploração sobre a região intensificam-se cada vez mais, levando a medidas que estremecem a diplomacia entre essas potências. Um exemplo notável foi em agosto de 2007, quando uma expedição de pesquisa da Rússia colocou sua bandeira em território submerso do Ártico para reivindicá-lo, como exposto pelo jornalista Dominique Kopp no Le Monde Diplomatique Brasil. O evento repercutiu negativamente entre os outros países que reclamam território ártico, os quais não reconheceram significado jurídico no ato.
Como resposta às ações de reclamação de território e envio de tropas militares ao Ártico por parte do governo russo, o Canadá disponibilizou aviões para interceptar as missões russas que estivessem sobrevoando domínio internacional na região, dados fornecidos por Timothy Bancroft-Hinchey no site Pravda.Ru. A Dinamarca também se apressou em pesquisar dados científicos a respeito do leito pleiteado para justificar suas reivindicações, como exposto em reportagem da Rio Negócios Business.
As ações sobre o Ártico e as discussões que defendem a cooperação internacional  evidenciam a crescente tensão criada pelas expectativas de potencial exploração. A questão fica particularmente sensível diante à tendência de militarização do território e à contemporaneidade da questão, uma vez que o aquecimento global e o derretimento tornam cada vez mais real a possibilidade de exploração do Ártico; um dado que, sem dúvida, não passa despercebido aos governos dos cinco países reclamantes.

Referências
           
AFP. Rússia planeja militarizar Ártico. Disponível em: www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5iDV32njgmpFaKT9mhouZ1sU1spLA. Acesso em 13 junho 2011.
Dinamarca pleiteia posse do Ártico. Disponível em: http://rio-negocios.com/dinamarca-pleiteia-posse-do-artico/. Acesso em 13 junho 2011.
BANCROFT-HINCHEY, Timothy. A beligerância do Canadá e os interesses estratégicos da Rússia. Disponível em:  http://port.pravda.ru/russa/31-08-2010/30323-arctico_canada-0/. Acesso em 13 junho 2011.
KOPP, Dominique. Guerra Fria sobre o Ártico. Disponível em: http://diplomatique.uol.com.br/acervo.php?id=2172&PHPSESSID=600b551b86c9f6871b5bfe1785792908. Acesso em 13 junho 2011.
DÓRIA, Pedro. Quem é o dono do Ártico? Disponível em: http://super.abril.com.br/ecologia/quem-dono-artico-447342.shtml. Acesso em 13 junho 2011.


Grupo 4: Ana Beatriz Reis, Carolina Villas Boas Muniz e Nicole Alava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário