quarta-feira, 1 de junho de 2011

De onde vem as ostras?

            Sabemos que elas vem do Mar, mas diferente da criação bovina, o desenvolvimento dessa produção é pouco conhecido por nós brasileiros. Assim como o gado, as ostras são criadas em fazendas, mas essas fazendas são bem diferentes daquelas que conhecemos. 
            Nessa fazenda não há um curral ou cercas, apenas uma delimitação feita por bóias específicas. Essa área deve estar devidamente licensiada e o protudor deve estar autorizado a utilizar as águas da União. As ostras são colocadas em uma espécie de rede - cujo nome oficial é “parreira” - e divididas de acordo com seu estágio de crescimento – que vai do berçário até a lanterna. Por serem filtradores, se alimentam através dos nutrientes que as correntes marítimas que trazem consigo. Ao final do processo, são limpas e passam por um banho de água hiperclorada antes de chegarem a sua mesa. 
            A criação de ostras é um ramo expressivo da indústria alimentícia de frutos do mar, principalmente em Santa Catarina – estado que mais produz ostras no Brasil. Apesar disso, é importante ressaltar o carácter pouco estável da produção, devido à sua dependência climática e ambiental. Abaixo, um vídeo mostrando mais detalhadamente essa produção.

Referências

MS, Fernando. Criação de Ostras – Alto Faturamento com Pouco Investimento. Disponível em: < http://blog.cronicanet.com.br/criacao-de-ostras-alto-faturamento-com-pouco-investimento/> Acesso em: 01 jun 2011.

CONFIRA a criação de ostras em Santa Catarina. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=QiE0po5Cawo>. Acesso em: 01 jun 2011.

Subtema do grupo: “A influência do cenário internacional na Indústria de frutos do mar brasileira”.
Integrantes: Anaísa Santiago Garcia / Débora Regina Sertori / Sayonara Reis Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário