quarta-feira, 8 de junho de 2011

Espécies exógenas no Mediterrâneo

É praticamente um consenso entre os estudiosos que não há mar que esteja sob maior ameaça ambiental que o Mediterrâneo. Seus problemas com relação ao turismo predatório, a poluição conseqüente do intenso fluxo de navios, principalmente cargueiros, esgotos para lá direcionados, entre outros tantos, já foram debatidos inclusive em postagens anteriores desse tema. Entretanto, um fator ainda não discutido, e que potencializa muito a degradação ambiental, é a vasta introdução de espécies exógenas no mar.

Sabe-se que o mar Mediterrâneo é o mar mais invadido do mundo. Segundo reportagem realizada pelo site ouramazingplanet.com, um estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, estima que cerca de 900 espécies exógenas tenham invadido o Mediterrâneo nas últimas décadas.

Uma das principais causas dessa intensa invasão é a existência do Canal de Suez, concluído em 1869, que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho. A ligação artificial entre esses dois ecossistemas abriu as portas para o grande fluxo migratório de espécies rumo ao Mediterrâneo.

Outras espécies são ainda introduzidas voluntariamente, como a ostra e a amêijoa japonesa, mantidas em criadouros, sendo razão de entrada de ainda outras espécies, como uma série de algas.

Entretanto, o estudo sueco, chefiado por Stefan Kalogirou, não conseguiu precisar as mudanças no comportamento das espécies naturais do Mediterrâneo, embora haja uma clara alteração na cadeia alimentar. Especialistas argumentam que esse tema carece de um aprofundamento, e espera-se que haja uma intensificação dos estudos sobre as conseqüências da entrada de espécies no Mar Mediterrâneo devido sua relevância para o equilíbrio natural da região.

Referência

ONDA de espécies invasoras no Mar Mediterrâneo. Disponível em: <http://www.aquaflux.com.br/conteudo/noticias/onda-de-especies-invasoras-no-mar-mediterraneo.asp>. Acesso em 07 jun 2011.

BIODIVERSIDADE: o Meditterâneo é o mar mais ameaçado do mundo. Disponível em: <http://www.biomedicos.com.br/index.php/2010/08/03/biodiversidade-o-mediterraneo-e-o-mar-mais-ameacado-do-mundo/>. Acesso em 07 jun 2011.

Subtema do grupo: Mar Mediterrâneo: fluxos migratórios, econômicos e culturais
Integrantes: José Haroldo Marsola Júnior, Marcos Vinicius Favero e Romeu Bonk Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário