quarta-feira, 15 de junho de 2011

Impacto do terremoto, seguido pelo tsunami no Japão

            O Japão passou por dois impactos econômicos: primeiramente, a crise que atingiu o mundo em 2008. Depois, o país teve de arcar com as conseqüências do desastre natural que assolou seu território e sua população, em março de 2011. Contudo, os dois cenários são distintos, uma vez que a conjuntura da economia japonesa atual se encontra diferente daquela de três anos atrás, tal como declarou o Ministro da Economia e Política Fiscal do Japão, Kaoru Yosano.
            No ano de 2010, o país já havia visto seu PIB, suas atividades econômicas e o consumo familiar sofrerem retração. Logicamente, tal como analisa Yosano, a maior contração do PIB ocorreu por causa do terremoto, que teria limitado a oferta e impactado na confiança e no investimento. A previsão advinda do governo japonês é de que a economia se manterá fragilizada por mais algum tempo, e que é de se esperar que haja retração por mais um semestre. Apesar disso, há boas expectativas de recuperação do consumo, caracterizando a fugacidade da situação atual. Ainda, Yosano afirmou que é projetada expansão de 1% para a economia do Japão.
             O economista brasileiro Adilson de Oliveira também fez uma análise da situação japonesa pós-desastre e alega que a crise econômica não afeta somente esse país, mas todo o sudeste asiático. Além disso, diz que as explosões nas usinas nucleares japonesas podem fazer com que o país repense seus projetos nucleares.
            O Japão é um país de grande expressão econômica a nível mundial, o que configura impactos diretos e indiretos sobre uma grande quantidade de outros países. É fato que a economia mundial ficou ainda mais fragilizada, contudo, o que se declara é que a recuperação está lenta, mas presente.

Referências 
GUIMARÃES, Taís. Economia japonesa tem prejuízos incalculáveis.
Disponível em: <http://www.sidneyrezende.com/noticia/124510+economia+japonesa+tem+prejuizos+incalculaveis>. Acessado em 15 jun. 2011.

CARDOSO, Juliana. Terremoto fragilizou economia japonesa, explica ministro. Disponível em: <http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2011/05/19/terremoto-fragilizou-economia-japonesa-explica-ministro.jhtm>. Acessado em 15 jun. 2011.

Integrantes: Beatriz G. Staffen / Lucas C. Mazzoco / Mariana A. Soares / Matheus P. Patelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário