quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ação governamental em prol da sustentabilidade

Adotando atualmente a perspectiva da sustentabilidade, não só organizações como também os próprios governos atuam no sentido de garantir que a indústria alimentícia marítima não se extinga dentro de pouco tempo. Hoje, líderes do mundo todo se atêm à discussão a qual diz respeito às atividades sustentáveis, pois sabemos que as conseqüências trazidas pela abstração de formas alternativas que prezem pela sustentabilidade da indústria de alimentos acarretaria não somente conseqüências socioeconômicas e ambientais locais, como pode desencadear desequilíbrio em escala internacional, tomando maior proporção, influenciando nas relações de comércio e nas atividades produtivas, principalmente nos países peninsulares que têm a economia muito ligada à atividade pesqueira.
O post, no blog http://blogs.estadao.com.br/andrea-vialli/coma-mais-peixe-mas-peixe-sustentavel/, ilustra como há mobilização em torno do assunto, citando as estimativas preocupantes da própria Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o esgotamento da indústria alimentícia de frutos do mar dentro de menos de 40 anos caso não sejam tomadas medidas concernentes ao dado problema. Além disso, as ações internas de Estados como o Reino Unido, traduzem uma preocupação real com o tema. Existe, no RU até mesmo um órgão que regula as relações de consumo de frutos do mar regularizando-os, no que tange à questão da super exploração, Food Standards Agency (FSA), segundo o post. Desta forma, é importante ainda ressaltarmos que esse órgão se sustenta através do selo do Marine Stewarship Council (MSC), ou Conselho do Manejo Marítimo, regulamentação de âmbito internacional. Apesar de ainda poucas regiões adotarem esta regulamentação há de fato atitudes e políticas voltadas a este tema tão atual, que apresenta tendência a se consolidar cada vez mais devido à necessidade pela tomada de medidas que já são discutidas mundialmente. 
Referências:
VIALLI, Andrea. Coma mais peixe. Mas peixe ‘sustentável’.
Disponível em: <http://blogs.estadao.com.br/andrea-vialli/coma-mais-peixe-mas-peixe-sustentavel/>. Acesso em: 24 maio. 2011
Integrantes: Melissa Y. Takeda / Laís Médola / Janna Feiten

Nenhum comentário:

Postar um comentário