quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mar Báltico: Um dos mais poluídos do mundo.

Mapa da Região do Mar Báltico
 
O Mar Báltico é um mar fechado localizado no norte da Europa e cercado por nove países: Alemanha, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia. O tráfego de embarcações é bastante intenso e um derramamento de combustível seria catastrófico, já que não há como escoar os resíduos poluentes. Por esse motivo, a área é monitorada constantemente pelos países ao seu redor.
O biólogo marinho Maciej Wolowicz, da Universidade de Gdansk (Polônia), estuda o processo de eutrofização das águas do Mar Báltico, processo que ocorre quando há grande acúmulo de nutrientes (nitratos e fosfatos oriundos de fertilizantes agrícolas e esgotos), o que ocasiona a proliferação excessiva de algas que consomem muito oxigênio, diminuindo a concentração desse gás na água. Esse problema vem se tornando cada vez pior nos últimos anos, a rarefação da fauna em águas profundas do Mar Báltico acelerou-se e algumas zonas do Golfo da Finlândia já estão praticamente desérticas.
Para amenizar a situação, estão sendo colocadas em prática políticas de conscientização para diminuir a quantidade de poluentes despejados no mar e também estão sendo construídas estações de tratamento de água. Apesar da população da região saber da existência desses problemas, poucos reconhecem ter responsabilidade sobre eles e menos ainda fazem algo a respeito.
Apesar dos seus altos índices de poluição, sua orla é atração turística e abriga atividades de lazer para 80% dos que moram na bacia. Pesquisadores afirmam que a melhor forma de reunir recursos para investir na despoluição seria taxar mais fortemente quem liberar substâncias poluentes no Báltico.

Referências

MAPA da Região do Mar Báltico. Disponível em <http://www.guiageo-europa.com/mapas/baltico.htm> Acesso em: 25 mai 2011.

AGONIA e Esperança do Mar Báltico. Revista Planeta. Disponível em: <http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/458/artigo193134-1.htm> Acesso em 20 mai 2011.

ESTUDO alerta para aceleração da perda de fauna no Mar Báltico. Jornal Público (Portugal). Disponível em: <http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/estudo-alerta-para-aceleracao-da-perda-de-fauna-no-mar-baltico_1267522> Acesso em: 29 mai 2011.

Tema do grupo: Meio ambiente, mudança global e impactos humanos na Terra.
Integrantes: Ana Paula S. Teixeira /Annelise C. Bratkowski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário