quarta-feira, 8 de junho de 2011

A Organização dos Piratas do século XXI

O superpetroleiro Sirius Star/AFP
Em novembro de 2008 piratas somalis capturaram o navio saudita “Sirius Star”, o qual navegava com 25 tripulantes e uma carga de US$100 milhões em petróleo. Até a data citada, estes piratas nunca haviam ido tão longe – cruzaram quase mil quilômetros até a costa do Quênia – nem capturado algo tão grande.

Como Agem os Piratas

Os piratas usam rebocadores, que carregam consigo algumas lanchas, ao se aproximar do alvo, as lanchas se desprendem, lotadas de piratas e tem início o sequestro. Vão armados com facões, e fuzis AK-47 para intimidar a tripulação, além de ameaçarem usar bazucas e granadas. O procedimento costuma ser fácil já que a tripulação não costuma reagir, no caso do Sirius Star, nem armada estava, e é bem tratada pelos piratas de forma que se acelerem as negociações.
Infelizmente, segundo reportagem na qual este texto se baseia, o sequestro de navios é a atividade que mais cresce no leste da África. Grande parte das quadrilhas é formada por veteranos da guerra civil da Somália, ex-pescadores e mercenários, são financiados por uma espécie de banqueiros do local, que recebem parte do resgate em troca.
Após capturarem os navios, os contatos são feitos e as negociações, que podem durar meses, começam. Normalmente o resgate é pago liberando os navios e reféns, o que dá mais recursos aos piratas para continuarem com seus saques.

Como a Pirataria Marítima pode nos afetar?

Pela escassez de alternativas, os transportadores que insistem nas rotas vigiadas pelos piratas pagam mais seguro e ainda assim correm o risco de serem saqueados, os que optam por uma rota alternativa pagam mais frete. Em ambos os casos, obviamente o custo adicional é repassado pelo produto que nós consumimos, ou seja, todos acabam pagando pelos piratas.

Referências

O SUPERPRETOLEIRO Sirius Star/AFP. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL949273-5602,00.html. Acesso em 01/06/2011.

RODRIGUES; Alexandre. REVISTA SUPER INTERESSANTE, fev. 2009, ed. 262. Disponível
em: http://super.abril.com.br/cotidiano/como-agem-piratas-modernos-616485.shtml. Acesso
em: 01 de junho de 2011.

PIRATAS podem ter libertado superpetroleiro saudita na Somália, janeiro de 2009.
Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL949273-5602,00.html. Acesso
em: 01 de junho de 2011.

PIRATAS da Somália prosperam em nação sem lei, novembro de 2008.
Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL854385-5602,00- PIRATAS+DA+SOMALIA+PROSPERAM+EM+NACAO+SEM+LEI.html. Acesso em: 01 jun 2011.

Subtema do Grupo:“Pirataria marítima e combate ao terrorismo”
Integrantes: Norberto J.P. Filho / Lucas Saifi / Natália Villa Finco / Rafael Siervi

Nenhum comentário:

Postar um comentário