quarta-feira, 8 de junho de 2011

Os impactos do turismo litorâneo
 
A globalização não é um fenômeno recorrente nas últimas décadas, e sim um processo que vem sendo construído desde as primeiras interações entre culturas distintas. É reconhecível que esse processo se intensificou com o avanço da tecnologia, principalmente no que diz respeito à troca de informações e ao intercâmbio de pessoas e mercadorias. Desta forma, a atividade turística representa uma parte significante da influência do global no local, capaz de provocar profundas mudanças tanto no próprio espaço territorial em que esta se insere, quanto no comportamento das comunidades que residem no meio turístico.

Através do turismo litorâneo, por exemplo, a área ambiental pode ser vista como um espaço de consumo mercadológico, uma vez que é criada toda uma estrutura para atender o mercado turístico. A partir daí, várias problemáticas podem surgir, como o aumento progressivo da degradação da natureza e a artificialização do espaço fisionômico original, ocasionado pela inserção desmedida de equipamentos e infraestrutura.

A indústria turística é muitas vezes pensada apenas como estratégia para a dinamização econômica e esquece-se da intersecção cultural que ela acarreta; existe um grande impacto causado na dimensão identitária das comunidades pesqueiras locais. O turismo entra no seu espaço e faz com que as comunidades locais fiquem à margem, não mantendo relações com a nova realidade que as envolve. Além disso, a pesca artesanal está desaparecendo aos poucos devido à poluição dos estuários e à destruição dos mangues.

É necessário, portanto, compreender o espaço litorâneo como indissociável das relações humanas. Para a implantação do turismo, deve-se levar em consideração as bases culturais de uma sociedade, assim como o espaço ambiental que este ocupa. Deste modo, a noção de atividade turística precisa ser modificada, passando a reconhecer o turismo como sendo transportador de trocas culturais, não como mais um produto mercadológico.

Referências

BARBIERI, Edison; PINNA, Fernanda Voietta. Pesca Artesanal: um retrato da pobreza e do descaso. Porto Alegre: Coletiva Comunicação, 2005. Disponível em: <http://www.pautasocial.com.br/artigo.asp?idArtigo=129>. Acesso em: 25 maio 2011.

MOREIRA, Gilsélia Lemos; RAMOS, Marcelo Viana. Globalização e turismo: efeitos da mercantilização do espaço. Disponível em: <http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal11/Geografiasocioeconomica/Geografiaeconomica/14.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2011.

VALENCIO, Norma Felicidade. A pesca artesanal como identidade: mercantilização e dissolução de um modo de vida rural. Disponível em: <http://www.ibcperu.org/doc/isis/7061.pdf>. Acesso em: 20 maio 2011.

Integrantes: Cristiane Kempe/ Heloísa Castelli/ Julia Colmanetti/ Nathália Cordeiro

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