quarta-feira, 15 de junho de 2011

Uma grande descoberta: Pré-Sal e seus impactos na vida dos brasileiros           

Com sua descoberta, o Pré-Sal trouxe muitas mudanças para a dinâmica econômica, política e sócio-ambiental do país. Com uma extensão que perpassa pelo Espírito Santa a Santa Cataria (800 km), tal descoberta no âmbito energético é capaz de colocar o Brasil entre as três maiores nações petrolíferas do mundo, com a perspecitiva de se produzir mais de 8 bilhões de barris de petróleo.
             Devido a necessidade de alta tecnologia para sua exploração, e os riscos ao meio-ambiente, a PETROBRAS umas das maiores empresas brasileiras no setor energético vem desde 2000 investindo na em alternativas e tecnologia para tornar a exploração do pré-sal em águas profundas mais eficiente e com menos riscos ao meio ambiente, o Programa de Excelência em Gestão Ambiental e Segurança Operacional em
2003 já contava com todas as empresas cadastradas.
             Com investimentos de 100 milhões de reais, a PETROBRAS mantém dez centros de defesa ambiental distribuídos estrategicamente pela costa brasileira com possibilidade de resposta imediata, e mais 13 bases avançadas com capacidade de recolher até 300 mil litros de óleo por hora. O pré-sal adquiriu um enorme destaque quando o assunto é energia, e promete altos ganhos com sua exploração e comercialização que a PETROBRAS, em 23 de maio de 2011, anunciou a construção de um porto móvel para o escoamento da produção. O terminal flutuante será responsável pelo escoamento da produção de aproximadamente 2 mil barris por dia do que for extraído entre as constas de Rio e São Paulo.

            Veja algumas imagens que ilustram o assunto (clique nas imagens para ampliá-las):




Referências

ATUAÇÃO no Pré-Sal. Disponível em: <http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/petroleo/presal/>. Acesso em: 25 maio 2011.

ORDOÑEZ, Ramona. Petrobras investirá US$ 350 milhões na construção de terminal marítimo para escoar produção do pré-sal. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/05/23/petrobras-do-pre-sal-924515574.asp>. Acesso em: 25 maio 2011

Subtema do grupo: Como a descoberta do pré-sal influencio na política externa brasileira?
Integrantes: Carolina Ichikawa, Fernanda Geiger, Giovanna Luchetta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário