quarta-feira, 15 de junho de 2011

Visitando a “Liberdade”

            Em meio à agitação da maior cidade do país e da América Latina, em um bairro com traços diversos, com cores e temperos próprios, vemos prosperar ainda contornos de uma cultura multifacetada, nas placas, luminárias, lojas, feiras e na expressão de cada pessoa que ali se encontra.  
           Podemos sentir a influência oriental em cada ponto do bairro da Liberdade, em São Paulo, local de referência quando queremos apreciar os aromas orientais.
            Como uma forma de mostrar a trajetória dos povos japoneses que imigraram para o Brasil no século passado e de conservar documentos importantes, em tal bairro se situa o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, que abriga um acervo fantástico de artefatos e conta, com demasiada precisão e graciosidade, a história dos mesmos.
            Neste museu podemos ver a réplica dos navios que transportaram os imigrantes e da casa em que moravam, as vestimentas dos imigrantes, os elementos básicos da culinária que foram trazidos e incorporados à culinária brasileira, como era a vida dos japoneses nas fazendas de café, além de expor em quais condições estes cruzaram o oceano, com o brilho nos olhos e a esperança de que nesta “nova terra” seus sonhos pudessem se tornar realidade. Tal museu também trata sobre as mudanças da comunidade nikkei, das empresas japonesas, expondo também cerca de 10 mil fotos relacionadas à imigração.
             Visitamos este bairro e particularmente o museu. Ficamos encantadas com tanta simplicidade e beleza desta cultura, que ainda conserva traços de uma terra distante. É intrigante ver todo o acervo, as fotos, as obras, pois parece que ao andarmos neste bairro estamos visitando e vivenciando a própria história daqueles imigrantes que desembarcaram no Brasil no início do século XX.
             O museu está localizado na Rua São Joaquim, número 381, no bairro da Liberdade, em São Paulo, podendo ser visitado de terça-feira a domingo, no período das 13h30 às 17h30. Deixamos a sugestão!
Bairro da Liberdade

Referências

Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, Rua São Joaquim, 381, Liberdade, São Paulo.
BAIRRO da Liberdade, Disponível em <http://www.sortimentos.net/?p=10468>. Acesso em 15 jun. 2011

Subtema: “Formação do estado de São Paulo através do mar”.
Integrantes: Fernanda Pozzi, Luisa Martins, Priscila Bonnes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário